domingo, 28 de junho de 2015

Resenha Diário de um Adolescente Apaixonado - Rafael Moreira - Novo Conceito




O livro que vou resenhar hoje é: "DIÁRIO DE UM ADOLESCENTE APAIXONADO", será que é clichê uma adolescente ler livros sobre adolescentes? Eu acho que não.

Eu me apaixonei pelo livro logo depois de devorar as primeiras páginas, a ideia de ter um menino perdidamente apaixonado realmente sempre cola com as meninas, afinal, todas esperam que isso se torne uma realidade em suas vidas (eu meio que estou incluída nessa parte). 

Apesar de ser um livro que não tem sexo alvo definido, podemos dizer que não seria de todo ruim se os meninos se espelhassem no exemplo do Rafa (sim, eu chamei nosso querido autor Rafael Moreira de Rafa, como se eu tivesse alguma intimidade com ele). Amores não correspondidos e decepções amorosas são alguns dos casos que acontecem na vida de qualquer adolescente normal (espera...ah é, eu não sou o tipo de pessoa que pode se denominar normal, digamos que eu meio que tenho alguns "parafusos" a menos ou a mais).

Mesmo eu nunca tendo passado por situações como término de namoro ou o primeiro beijo, me identifiquei com algumas histórias contadas no livro, como por exemplo: “amores não correspondidos”, sim, nesse assunto eu tenho mestrado e doutorado, e atuo na área desde os 10 anos de idade. Além dos acontecimentos que qualquer adolescente “normal” se identifica, o livro está repleto de conselhos e frases inspiradoras, a cada página parece que você muda e pra melhor, claro! 

Pra mim não existe nada melhor que isso: você esperar a pessoa certa para se entregar totalmente a ela.
Achei interessante como o modo em que o narrador-personagem, não tinha o estilo sério e reservado como o de costume, o Rafa com certeza é um personagem que sabe descontrair, mesmo nas situações mais sérias, seus conselhos são para todos os sexos. Aqui fica um conselho meu para os meninos que estão interessados no livro e tenham uma namorada, irmã ou amigas na faixa de 12-18 anos, leiam o capítulo sobre TPM e poupem suas vidas, caros soldados.

Eu me apaixonei pelo texto sobre a amizade escrito por Christian Figueiredo, eu realmente amei! É exatamente desse jeito que eu e (acho que) todos nós nos sentimos em relação às amizades verdadeiras.

Irmão de sangue? Acho que o que determina cumplicidade companheirismo, amizade e felicidade entre duas pessoas não está no sangue, e sim no laço que essas pessoas vão criar entre si... Uma amizade verdadeira é aquela que enfrenta qualquer barreira e ás vezes, por mais que você se distancie daquela pessoa, quando a vê, parece que nada mudou...

Uma coisa que eu aprendi com o livro e vou sempre guardar na minha mente é que, cada situação que passamos com o nosso amigo-inimigo, chamado amor, nos dá mais experiências e responsabilidades para relações futuras.

Não posso deixar de comentar sobre a diagramação do livro, a editora está de parabéns. A diagramação está uma graça, moderna, viva, nos remete com certeza a um diário de um adolescente, a cada nova crônica tem uma foto do Rafa em forma de caricatura, bilhetinhos, mensagens de textos, um verdadeiro primor.
Um fato que me chamou a atenção foi que as crônicas têm os mesmos tópicos abordados nos vídeos do canal do Fael (NOSSA eu estou muito abusada com esses apelidos carinhosos, isso porque ainda não conheço o autor, imagina se eu conhecesse). 

Comecei a ler o livro sem saber bem o que esperar e me surpreendi ao perceber que não se tratava de uma história, mais sim várias crônicas, e que ele não é somente sobre aquele tipo de amor com segundas intenções (digamos assim), ele também trata do amor entre familiares e amigos.

E se você se interessou, mas não gosta muito de ler, não se preocupe, pois o livro tem pouco mais de 100 páginas e não tem aqueles capítulos que demoram mil anos para acabar. As crônicas são bem curtinhas, o que deixa o livro muito fácil e rápido de ler.
Eu mais que recomendo a leitura desse livro, então, leiam!

Bem povo... espero que tenham gostado da resenha e que procurem o livro porque vale a pena! 

Tchau e até a próxima, beijinhos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário