quarta-feira, 25 de maio de 2016

Ficar ou namorar? A dúvida cruel

Ficar ou namorar? A dúvida cruel


O homem criado para viver em comunhão: com o Criador e com os seus semelhantes. Foi o próprio Deus que disse: Não é bom que o homem esteja só…”(Gn. 2: 18) e também “Melhor é serem dois do que um…” (Ec 4:9). Não é de nossa natureza vivermos sozinhos. Para acabar com a solidão precisamos de família, amizade, cooperação, namoro, casamento. Precisamos ter alguém ao nosso lado, não necessariamente um par romântico, mas alguém.

Contudo, muitas pessoas na tentativa de livrarem-se da solidão são capazes de fazer muitas coisas, desde a se submeterem a relacionamentos abusivos, até o ato aparentemente inocente de ficar com alguém.

Antes de mais nada, devo dizer que não estou aqui para apontar dedos, sacudir minha Bíblia para o alto e dizer que todo mundo que faz isso é imoral e pecador. Eu sou pecadora, todos nós somos pecadores, fim. O propósito desse texto não é delimitar até onde você pode chegar antes de ultrapassar a linha para o lado do pecado, mas proporcionar uma reflexão a respeito disso tudo. Cabe a cada um fazer as suas escolhas.

Primeiramente, que tal definirmos a diferença entre "ficar" ou "namorar"?

No "ficar", duas pessoas conversam, se beijam, se abraçam por algumas horas, muitas vezes praticam algo mais íntimo, sem compromisso. No namoro há uma construção de amizade e afeto de uma forma mais profunda (ou ao menos deveria haver), diferente do "ficar", há um compromisso e não simplesmente troca de beijos e abraços.

Há pessoas que já me disseram que no ficar há compromisso, sim. Existem pessoas que ficam semanas, meses e anos com a mesma pessoa, chegando a verdadeiramente construir algo mais. Porém, se nesse caso há um compromisso, então porque chamam isso de "ficar "e não de "namorar"? Simples: porque não há a obrigação de se envolver emocionalmente com a pessoa. É penas um encontro para trocar carinhos e pronto, nada mais. Os dois estão cientes de que aquilo é efêmero e pode acabar a qualquer momento, não há a necessidade de construir nada, se prender à pessoa, em alguns cados há liberdade de procurar outros parceiros, o intuito é apenas saciar o desejo.
Não é como o namoro, onde você analisa a pessoa para decidir se vale a pena entregar o coração. Onde há a necessidade  de conhecer mais do outro, quais são seus planos para o futuro, passar tempo juntos, conhecer as famílias, conviver como amigos, e o mais importante: construir uma base para algo mais sério - o casamento. O que eu percebo, é que em alguns casos, algumas pessoas chegam a ficar por um tempo a fim de conhecer a pessoa para o namoro. Como se o namoro fosse o ponto mais alto de um relacionamento.

O namoro não dever ser algo apenas para a diversão, muitas pessoas caem na história de "Eu tenho que ter um namorado(a)" e se esquecem do verdadeiro propósito que é que o casal se conheça para se casarem um dia, dividirem a sua vida. Se você não pensa em se casar não namore. É por isso que o namoro entre pessoas jovens demais não costumam dar certo, já que eles não tem maturidade o suficiente para pensar em casamento.

Você não é um objeto, algo descartável para ser usado agora e jogado fora depois. A pessoa que fica não apenas faz da outra pessoa um objeto de uso, mas também se torna um objeto de consumo. A pessoa com a qual você ficar, tirará de você partes que não têm como ser restituídas, como o seu tempo, a sua moral, seus valores, a sua pureza e até mesmo sua virgindade, seja você homem ou mulher. As pessoas que "ficam" às vezes trocam constantemente de parceiros, como se não pudesse provocar o real interesse de alguém. Pessoas não são objetos, VOCÊ não é um objeto.

Passei a minha adolescência inteira beijar alguém por minha escolha e era algo que eu tinha vergonha de falar para as pessoas, pois sempre causava um estranhamento, como se eu fosse anormal. Em uma época onde você quer se sentir desejado e quer que as pessoas saibam que você é desejado, fazer a escolha de não se envolver, a não ser em um relacionamento sério, não é fácil. Porém o desejo de ser amada pelo que sou sempre foi muito maior. Não podemos esquecer que o tempo levará a beleza e a juventude, mas quem você é irá permanecer.

Você gosta de viver em uma casa limpa ou uma casa suja? A Bíblia diz que o o Espírito Santo mora em nosso corpo. Cuide dele.

Não deixe que as outras pessoas influenciem você. Mais importante do que estar bem com outros é estar bem com Deus. Ele não é um cara mal ditando regras por querer acabar com a sua diversão. Ele quer o melhor para você. Quer que você tenha um relacionamento duradouro, e o melhor: Ele ajudará você a escolher a pessoa certa! Então não apresse as coisas. Você não precisa ficar fugindo dos rapazes, mas também não precisa ficar correndo atrás deles. A pessoa certa surgirá na hora certa na sua vida. E Deus nunca falha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário